Imagem capa - 15 Anos! E Agora? Um Super Guia Para Você que está Preparando a sua Festa de Debutante por Cristian Perroni
dicas 15 anos

15 Anos! E Agora? Um Super Guia Para Você que está Preparando a sua Festa de Debutante

Neste Guia do Ensaio à Festa você terá muitas dicas que podem ser valiosas! E no final, você pode ainda CONCORRER A UM ENSAIO DE 15 ANOS GRATUITO! Fique até o final, temos uma surpresa!


E o tão sonhado 15 anos está chegando! Essa data é muito desejada por muitas meninas e seus pais. É um tanto quanto simbólica, onde a menina sai da infância e começa a trilhar pela vida adulta, sendo "apresentada para a sociedade". Separamos neste Guia, muitas dicas para você que está preparando sua festa de 15 anos.

Há hoje em dia diversas opções, estilos e ideias para esse dia, com mil possibilidades é possível que os pais e/ou responsáveis, não saibam por onde começar.

Se pudéssemos dar uma dica, seria, PLANEJAMENTO! Isso pode remeter À diversas coisas, como antecipação de contratação de fornecedores, escolha dos melhores itens, rever, preços e condições especiais, enfim, a questão de deixar para "última hora", pode ser um complicador e tanto.


Vamos falar à seguir sobre alguns pontos que entendemos que são essenciais, podem parecer simples, mas muitos não tem ideia de onde começar, ou qual caminho seguir.



PLANEJE-SE!


Como falamos acima, essa é a principal dica, antecipação é quase um sinônimo de sucesso, afinal, se você se adiantou, podem resultar em diversos pontos positivos para a sua festa. 

Não é regra, mas ao menos 12 meses antes é um bom período para começar esse planejamento, e pode parecer muito, mas isso passa muito rápido.

Uma boa dica é ter um caderno, bloco de anotações de tudo o que você acredita que seja importante para a festa, anote tudo, relacione fornecedores que você vai procurar, marque reuniões, conheça -os, peça orçamentos, mas não se preocupe em "fechar contratos", apenas conheça -os, faça apontamentos dos pontos a favor e contrários sobre fornecedor X e y, pois isso pode ser decisivo lá na frente quando for fazer a contratação.

Com planejamento é possível negociar preços, negociar formas de pagamento mais facilitadas e quem sabe um desconto. Tenha em mente também que determinada empresa pode não ter a sua "agenda aberta" por exemplo para daqui à 03 anos,  


Qual fornecedor devo contratar primeiro?


Não existe este ou aquele fornecedor mais importante, afinal, todos ali estão presentes para lhe atender e fazer com aquele momento seja realmente inesquecível.

Entretanto há alguns que podem ser eleitos como os primeiros, pois lhe darão o "norte" da sua festa, que são o salão e uma cerimonialista.

Salão, local da festa: 

O salão ou o local da festa, é um dos primeiros pontos que você pode deve se preocupar, afinal ele pode ser decisivo por diversas questões: capacidade do local, estilo da festa, se o salão comporta a estrutura que você deseja colocar dentro, se ele tem estacionamento ou não, se ele comporta a quantidade de convidados que você espera convidar. 

Talvez um ponto que você deve analisar também, é quanto a depredação do local, afinal, dependendo da estrutura oferecida, os gastos com decoração podem ser maiores que um outro local que esteja em melhores condições, mas que seja financeiramente mais caro.

O salão também é importante para você marcar a data, afinal, a reserva da data faz com que tenha -se um prazo, e assim, as coisas começam a andar mais rápidas e agora você tem uma meta para atingir.


Cerimonialista:

A profissional de cerimonial pode ser importantíssima para o seu evento, ela pode cuidar de pequenos detalhes como itens que vão nos banheiros, que você nem se lembrava, ou até mesmo serviços mais completos como a contratação de profissionais de confiança da mesma.

O serviço dessa equipe vai além de conduzir o cerimonial, com reuniões periódicas com os anfitriões, é a chance de você "terceirizar" preocupações e cuidar apenas de detalhes pessoais. 

Caso opte por esse tipo de serviço, não esqueça de sempre se manter informada dos detalhes, sobretudo esclareça bem os pontos que você quer que sejam atendidos.

Observe e verifique os profissionais indicados, eles farão parte do seu sonho, busque referências, informações sobre festas já realizadas, enfim, certifique -se bem em quem você está contratando.


Mesmo que não contrate a cerimonialista, se possível, faça uma reunião com os fornecedores, observe os detalhes do salão, e monte um mapa da festa, relatando onde cada fornecedor irá ficar, para que não haja aglomeração, pouco espaço, enfim, que cada coisa fique em seu lugar.

Essa reunião é importante também para que haja um refinamento do roteiro, ajustes de detalhes, para que seja uma noite harmoniosa e que todos estejam saibam o que irá acontecer.


Quero estar no controle de tudo!


Se você é do estilo de pessoa que gosta de se envolver em todas as decisões, analisar tudo e deixar as coisas como deseja, saiba que há muito trabalho e que seu empenho vai ser refletido no sucesso da sua festa! Pegue as anotações e bora trabalhar!


Como falamos acima, depois de fazer as anotações em possíveis fornecedores que você gostaria de contratar, chegou a hora de entrar em contato e essa é uma das principais dores de cabeça de muitas pessoas, afinal alguns profissionais não são tão profissionais assim!

Recebemos relatos de uns que não respondem, não atendem bem, inflexíveis, enfim, há todo o tipo de pessoas envolvidas em festas e vai de você analisar elas e entender quais são os pontos negativos e positivos.


Preço baixo nem sempre é sinônimo de preço baixo


Não pense que isso é brincadeira, pois não é! Lembre -se, "o barato sai caro" e isso é verdade muitas vezes.

Essa questão de preço, é um tanto quanto complicada de ser analisada, existem diversos tipos de profissionais no mercado em todos os setores e consequentemente  cada um define o seu preço.

Uma boa dica é que você analise bem aquele profissional, converse com antigos clientes dele, descubra como foi o serviço em determinada festa.

Talvez consiga observar a questão qualidade desde o atendimento, se foi bom, ruim, enfim, pode demonstrar como esse profissional age com seus clientes.


Descubra se ele presta serviço bom, se tem reclamações nas redes sociais, e até mesmo analise o perfil do mesmo, se você acha que esta alinhado com o seu.


Se o preço do fornecedor X é muito abaixo do fornecedor Y, pode significar que há algo diferente, seja ele no material que lhe entrega, não relacionado à algo físico, e sim o que ele lhe apresenta, ou no material usado para trabalhar na sua festa por exemplo.


 

 

Foto ou Vídeo?


Dúvida cruel, apesar de que ainda sim, as fotos são quase que unanimidade nas festas dee 15 anos, o vídeo pode lhe entregar um contexto diferente, que a fotografia não é capaz de lhe entregar. Não exatamente pelo "movimento" nas imagens, mas o contexto áudio e vídeo, são complementares um do outro, fazendo com que seja inserido na festa de maneira única.


Não há uma escolha, caso consiga ter os dois, contrate, há diversos profissionais de ambos os setores no mercado, e siga a mesma regra, pesquise, converse, busque referências.

Ensaio fotográfico:

Muitas meninas e também muitas mães esperam esse momento emblemático, o book, o ensaio de 15 anos, e ele pode ser em diversos estilos, normalmente realizado na rua, tendo a possibilidade de usar e abusar do estilo da debutante.

Realizado alguns meses antes da festa, ele deve ser bem pensado junto com o fotógrafo, nós aqui realizamos uma espécie de questionário com a debutante, buscando com isso, entender e conhecer um pouco mais dela, afinal, somos praticamente estranhos para ela, e isso pode ser bem desconfortável para ela no dia do ensaio.

O mesmo é quase sempre realizado em um dia determinado e agendado em locais onde através do questionário, sugestionamos locais e estilos que correspondem à ela, mas sempre respeitando a vontade dos pais e principalmente da debutante, afinal o que pode ser legal para os pais, pode não ser para ela.

Um cuidado que os pais, principalmente as mães é que ela acabe não entendendo que aquele momento é da sua filha e não seu, hoje os estilos são outros, as roupas são outras, e muitas vezes as mães que talvez não tenham feito um ensaio de 15 anos, acabam por tentar se enxergar nas fotos, e isso pode inibir a debutante, uma boa conversa entre as partes com o fotógrafo é uma boa hora para entender o que a mãe quer e fazer com que aquelas vontades da mãe sejam atendidas ao estilo da filha.



Convidados da minha festa!

As pessoas mais importantes para você e sua família devem estar presentes, isso não temos nenhuma dúvida, entretanto a melhor alternativa é ser criteriosa com a lista de convidados para evitar gastos desnecessários como por exemplo convidados que não vieram.

Evidentemente que não há uma regra para convidar A ou B, mas analise questões de afinidade, estilo da festa e convivência.

Será que aquela pessoa que você cruzou duas vezes é necessário convidar? Está na hora de enxugar a lista e deixar aquelas pessoas que realmente são importante para a debutante.


Convites digitais ou impressos:

Com essa era digital, está cada vez mais evidente o uso de convites digitais, deixando de lado os convites físicos. Entretanto se escolher esse meio, cuide muito da lista de confirmação, pois pode parecer corriqueiro esse convite e passar desapercebido.

Mas ainda os convites impressos são uma forma de dar toda a formalidade, entregar em casa, uma maneira mais pessoal e delicada para convidar as pessoas.

Existem muitas opções dos dois tipos, mas não deixe para última hora, convide com muita antecedência, para que as pessoas se organizem para estarem presentes.

 

Presença confirmada:


Uma das tarefas à ser realizada por você ou a cerimonialista é a confirmação, e não basta aquele lembrete  escrito no convite "confirmar presença até xx dias, isso as vezes não acontece, e aquele que não quer ser indelicado em dizer que não vem, acaba não avisando.

A dica é, pegar o telefone, as redes sociais, e ao menos uns 15 dias antes, entrar em contato e questionar, "posso confirmar a sua presença e da sua família na festa", de exemplo.

Caso você tenha vergonha em questionar, acha indelicado dar a famosa "prensa" em quem ainda não confirmou, algumas cerimonialistas executam esse serviço.


Decoração


Qual estilo da festa? Que cores você e sua filha escolheram? Difícil né? Pois é, cada vez mais vemos as decorações mais ousadas e inusitadas. As meninas estão deixando de lado aquele tradicional vestido de princesa e ousando nos estilos e principalmente nas cores.

E isso está diretamente ligado ao estilo da festa, das cores escolhidas. 

Há diversas empresas no mercado que estão atentas as novidades, sejam elas em cores ou adereços, para combinar com o gosto da debutante.

Faça uma pesquisa na internet, revistas, onde possa encontrar referencias e apresentar para as decoradoras, elas certamente poderão fazer cópias ou representações em detrimento daquilo que você está procurando.

Se você é aquela pessoa que gosta realmente de participar das coisas, pode ser a hora de quem sabe criar algo para a decoração, por exemplo um arranjo personalizado para as mesas, onde você mesma pode construir, dando um toque todo especial. Relate esse desejo à decoradora e não esqueça de observar prazos de entrega da matéria prima e de antecedência para a festa.



Vestido

Depois de escolher a decoração, caso tenha seguido essa ordem, é a vez de escolher o vestido, e as meninas ousam muito,. desde as cores não tão tradicionais bem como o estilo do mesmo.

Sempre faça essa escolha com bastante antecedência, para que tenha certeza das cores e estilo, afinal, tudo pode estar relacionado com a cor da festa, vestido, convites, enfim.

Provas e testes são super bem vindos, afinal, com toda a ansiedade da festa, a debutante pode ter uma carga emocional muito forte e isso estar diretamente ligado ao ganho ou perda de peso.





Valsa


A valsa de 15 anos tem todo o simbolismo que a noite merece, afinal, é quando a debutante é "apresentada à sociedade" pela primeira vez.

Sugestionamos que seja feito um ensaio com o par, bem como a eleição daqueles que irão dançar com ela.

Um bom ensaio, nos dias que se aproximam da festa pode ser uma alternativa para que haja sincronismo entre os envolvidos, dando uma impressão de atenção e carinho com esse momento tão importante.

Aos outros que também irão dançar, faça que estejam posicionados no dia da festa, para que não haja aglomeração e confusão.

Há alguns pequenos rituais como o apagar de velas, recebimento de rosas, entre outros, escolha aquele que lhe agrade, salientando a importância do ensaio.




Valsa Maluca:


Chegou a hora de se divertir, e as meninas adoram ensaiar alguma coisa nova, divertida e engraçada.

A palavra de ordem é ensaio, seja ele com o pai, tio, amigas, demanda bastante ensaio e empenho. Essa hora pode dar toda a graça e envolvimento dela para com a festa, e isso pode ser importante para dar a dimensão e proximidade para o tão esperado dia.

Não deixe também de conversar com a esquipe de som e iluminação para que tenha todo o suporte com a música e remix e que tudo ocorra bem e seja realmente inesquecível.

Esta bem na moda, a troca de vestido, ou a sua adaptação com um vestido menor, e isso deve ser cuidado préviamente, lembre -se que deve haver mobilidade e conforto para a execução da dança maluca.



Homenagens e telões


Essa hora é pura emoção! E não é pra menos, é a chegada hora das homenagens, dos textos sinceros e emocionantes. É importante para a festa, afinal é nessa hora que podemos descrever por meio de palavras, áudios, vídeos e fotos, todo o caminho percorrido.

Não esqueça de ensaiar aquilo que vai dizer, evidentemente que na hora tudo pode ser improvisado, mas sempre é bom dar aquela ensaiada.

Não esqueça das amigas da debutante, que muitas vezes preparam homenagens para sua amiga, mas lembre -se que essas homenagens não devem ser longas, que acabam sendo cansativas. Uma dica é calcular o tempo desse ritual de no máximo 10 minutos com todas as homenagens.

O uso de telões é sempre bem vindo, mas não esqueça de que esse equipamento deve ser testado, bem como o material que nele será exibido.

Caso contrate alguém que faça esse trabalho, como vídeo ou as famosas retrospectivas, ponha -os em contato com a equipe do telão, para que seja testado todo o material, bem como o das amigas que prepararam algo mais caseiro, por exemplo.




Lembrancinhas


Um ponto importante da festa, afinal é a recordação que as pessoas terão da sua festa. E muitas anfitriões não dão importância para esse tema.

A grande observação que queremos deixar é de que a lembrancinha escolhida deve ser "aquela que você também levaria para casa e guardaria com carinho", pois é comum vermos aquele determinado mimo "esquecido" em cima da mesa. 

Isso é extremamente frustrante, afinal, você gastou tempo, dinheiro e atenção para aquele artigo e as pessoas não dão o devido valor.

Analise com cuidado as opções, aquele copo de festa, será que os convidados utilizarão? ou se aquela foto do ensaio com alguma frase, as pessoas guardarão? A resposta é difícil de ser certeira, evidentemente que muitos sim, entretanto outros não.

Pense em um mimo que poderia ser útil, ou que as pessoas gostem, achem diferente.

Opções como foto na hora, até um doce diferente, ou um item que simboliza muito bem a debutante, pode ser uma boa alternativa.

Mais uma vez, caso adquira itens na internet, para compor a lembrancinha, se atente a prazos para não obter surpresas indesejáveis!



Buffet ou coquetel e as bebidas


Muitos pais se questionam na hora de decidir entre comida, ou um coquetel, a nossa opinião é: escolha aquilo que lhe agrada mais.

As duas opções tem suas vantagens e desvantagens.


Buffet:

As vantagens de servir comida são muito relativas , com um ar mais formal, de ser uma jantar especial daquela noite, dá um toque bem sofisticado e elegante, mas pode ser dispendioso financeiramente para a sua festa, ainda mais se você não cuidou daquela etapa da lista de convidados, afinal, a empresa responsável trabalha com números e contabilizou aquele número que você passou previamente para eles.

Um cuidado que devemos ter, é quanto aos pratos servidos, que consiga atender a maioria das pessoas convidadas. Uma dica é escolher pratos que combinem com a estação, assim podendo baratear.


Coquetel:

Pode parecer informal demais, mas nos dias de hoje, há tantas opções que podem ter ser ótimas opções para a sua festa!

Há empresas que trabalham com uma linha de Fingers Food, ou comida de dedos, ou seja, os docinhos ou salgados que são servidos que dispensam a utilização de garfos e facas.

Uma opção interessante é o  preparo na hora da festa, deixando os salgados mais frescos e suculentos.

Em muitas festas, há uma junção de buffet e coquetel, que funciona da seguinte maneira:

Os convidados chegam em dois momentos, os mais "velhos" no horário inicial, e os jovens apenas depois do cerimonial inicial. 

A debutante entra, faz a valsa e as fotos com esses convidados, esses jantam e aguardam o restante do cerimonial.

Os jovens previamente avisados, chegam mais tarde e adentram o salão, fazendo a foto formal, e aguardando o restante do cerimonial, como homenagens e abertura da pista.

Quando há a abertura, os jovens são servidos muitas vezes com porções especiais, um creep por exemplo.

Dessa forma o buffet, que normalmente é mais cara, foi servido apenas para os adultos, em número menor e com menos gastos.

Durante a balada, independentemente do estilo de comida servida, muitas vezes são servidos pequenos pratos, como cachorros quente, batata frita, para dar aquele "gás" na festa e matar a fome da galera!



Bebida e drinks:

Bebida gelada e bem servida é a regra geral!

Muitas empresas que oferecem o empréstimo de refrigeradores e a opção de dispor as bebidas de acordo com o número de convidados, pagando apenas o consumo, é uma das maneiras mais utilizadas nesses tipos de evento.

Se você está se planejando, pode ser que aproveitar promoções de grandes redes de supermercados e comprar bebidas com um preço menor, é uma alternativa, entretanto pode ser que caso sobre, pode ficar com um estoque de bebidas depois da festa.

Muito na moda aqui no Brasil, são os drinks e equipes de bartenders, que agitam a galera na hora da balada com seus drinks e roletas de bebidas.

A contratação de algumas equipes pode ter resultados um tanto quanto divertidos, com brincadeiras e animação garantida por parte da equipe contratada.

Isso diverte muito o pessoal, mas cuidado para o consumo de bebida alcoólicas de menores, isso pode render uma boa dor de cabeça.


Garçons


São responsáveis por atender o seu convidado, e essa parte é extremamente importante. Opte sempre por uma equipe que tenha referências e que seja recomendada, afinal eles estão lidando diretamente com o seu convidado.

Muito cuidado com o número de garçons, pense que as empresas já sabem o número ideal de garçons em relação ao número de convidados presentes.

Um bom atendimento e bom trato com os convidados pode fazer toda a diferença, além de uma bebida gelada e bem servida.



DJ e Iluminação

Uma boa música faz toda a diferença né? E isso é extremamente importante para a sua festa, onde o importante é a diversão de todos.

A grande maioria dos Djs que conversamos, sempre salientam que há uma lista de música previamente escolhidas por eles, com aqueles hits do momento. Mas caso você queira ou não queira determinado estilo de música, trate de conversar com a empresa para que seja feita uma seleção.

As meninas adoram participar desse momento, com a elaboração das músicas que ela mais curte, e consequentemente dos seus amigos, mas fique atento caso tenha alguma objeção, e faça a retirada de determinada trilha antes da festa.





Quer ganhar um ensaio fotográfico? Clique na imagem abaixo, onde além de baixar um guia completo de dicas para ensaios de 15 anos, você preenchendo um pequeno formulário, estará concorrendo a um ensaio fotográfico de 15 anos.


Clique na imagem abaixo e baixe o PDF com dicas exclusivas para o ensaio fotográfico de 15 anos e ainda CONCORRER A UM 

ENSAIO DE 15 ANOS.