Imagem capa - Guia para o Super Ensaio de Gestante por Cristian Perroni
dicas gestante

Guia para o Super Ensaio de Gestante

Ahhh o Ensaio de gestante! Que momento, que dia..

A grande maioria das mamães ou futuras mamães esperam esse dia com muita ansiedade, afinal, é o momento de celebrar, adorar esse período, muitas estão realizando o ensaio pela primeira vez e podem ocorrer muitas dúvidas.

Separamos algumas dicas que podem ser importantíssimas para você, leia com atenção e caso ainda ocorram outras, nos mande uma mensagem que teremos prazer de responder.



1- Quando devo fazer o ensaio fotográfico?


Ai está uma dúvida que muitas mamães tem, quando fazer? E a resposta é: Não tem data certa, mas há uma sugestão de período, que corresponde entre 28 e 32 semanas de gestação. Mas por que? Nas gestações ditas "normais", onde não ocorrem complicações ou de gêmeos por exemplo, nesse período é mais provável que a mamãe esteja com a barriguinha bem "redondinha" e principalmente mais bem dispostas.

Já tivemos algumas mamães que após esse período, acabam inchando muito e pequenos deslocamentos ficam bem difíceis.

Obviamente que isso não é regra, afinal como dissemos acima, as gestações são diferentes uma das outras, e devemos analisar junto com cada mamãe, e principalmente a mamãe com seu médico a liberação quanto à realização do ensaio fotográfico.



2- Qual local escolher para realizar as fotos?


Para a maioria dos fotógrafos, qualquer lugar é lugar! Não deixa de ser uma verdade, mas sugestionamos que a escolha do local seja um ponto importante para a realização do ensaio.

Hoje no mercado existem duas opções, os ensaios externos, que são feitos na rua, ou em locações, ou os feitos em estúdio.

Basicamente a diferença é basicamente o cenário, onde externo você tem a liberdade de poder escolher um ambiente que combine mais com você ou em estúdio.



3- Faço as fotos ao ar livre ou no estúdio?


Isso vai depender do seu estilo, do clima ou até da sua disposição, afinal, em um estúdio você não precisa se deslocar, as coisas são muito mais controladas, desde o ambiente e para o fotógrafo as luzes por exemplo.

É uma boa opção para as mamães que no período do ensaio enfrentam um clima adverso como frio ou chuva ou até mesmo aquela restrição médica quanto à grandes deslocamentos.

Entretanto o nosso preferido é o ensaio externo, afinal existem diversas possibilidades de compor a sua foto, que vão desde uma praia, um amanhecer, campo, flores e tantos outros ambientes legais que você curte.

Caso opte por fazer as fotos externas, é bom conversar com o seu fotógrafo o seu desejo, desde o que você quer que apareçam nas fotos como sol, lagoa, natureza, enfim, isso deve ser analisado e montado um pequeno roteiro para conseguir deixar tudo ao seu gosto.

Já pensou naquele local que é importante para você? Pense, aquele local que você passou a infância, ou uma praça especial, isso pode ser legal no futuro, imagine contar para o baby que aquele local que você fez as fotos, era importante por determinados motivos.


4- Todo mundo faz as fotos naquele local, devo ir para outro local?


Quem nunca né?!  Isso nós recebemos muito das mamães ou outros ensaios, afinal, muitas mamães escolhem determinado local, que outras mamães também já fizeram fotos lá.

E isso é super normal, converse com o seu fotógrafo e relate essa angústia, mas pode ter certeza que mesmo que ele tenha feito outros ensaios no mesmo local, ele saberá conduzir o seu ensaio para terem fotos diferentes daquelas que você viu.

Uma alternativa é por exemplo fazer uma busca por imagens que você gostaria de reproduzir, quem sabe até no site do fotógrafo ou na internet, uma rápida busca na internet, você terá muitas ideias.

Encaminhe as mesmas para o seu fotógrafo, e conversem, é possível reproduzir diversas coisas e desencane quanto à fazer cópias, isso não existe, afinal, o local é outro, o dia, o clima, o vento, não é são os mesmos.



5- Cabelo  e Make?


Um ponto que toda a mamãe fica extremamente preocupada, afinal ela por mais que esteja linda nesse período de gestação, ela quer e deseja ficar ainda mais plena.

Um ponto importante é quanto ao cabelo, afinal, não é recomendado fazer processos químicos no mesmo, afinal substâncias que podem ser prejudiciais ao bebe estão contidas nestes processos.

Converse com a sua cabeleireira,  pesquise opções na internet, quem sabe prender em um estilo que faz tempo que não faz, ou um corte que você gosta, pode ser a solução para o dia das fotos.

Não esqueça de ver isso com antecedência, para não se sentir desconfortável com seu cabelo, isso pode fazer com que não se sinta bem nas fotos, elas podem estar lindas, mas se você não esta se gostando, é frustante.

A maquiagem é outra questão bem interessante para analisar, e bastante cuidado com a make, além de uma boa conversa com a maquiadora, precisa observar quanto ao estilo do ensaio que irá fazer.

Normalmente o ensaio é realizado durante o dia, opte por makes mais suaves, e não tão marcantes. Lembre -se que você já está linda, apenas realce a sua beleza.

Caso não esteja acostumada a usar make, é essencial fazer testes quanto aos produtos utilizados para não sofrer qualquer tipo de alergia por exemplo.



6- Roupas que devo escolher para o ensaio:


Sempre sugestionamos que os nossos modelos sejam eles mesmos, o que isso significa? Que eles devem usar aquilo que normalmente usam, no dia a dia. 

Isso é válido, tudo é válido na verdade, pense que as imagens devem retratar aquilo que você é , sem parecer "fantasiada" ou que as pessoas não "enxerguem vocês".

Um cuidado é quanto aquela roupa que não é sua , que pediu emprestada, lembre -se, agora está gestante e aquele sapato que você usava da sua irmã, provavelmente não caberá em você!

Muito comum é usar roupas que coloquem a barriguinha de fora, ou as batas que as mamães gestantes adoram usar.

O segredo é, ser vocês mesmos, aquilo que vocês gostam de usar e caso optem por fazer aquelas fotos com véus, por exemplo, fale com o  profissional contratado para saber se ele faz esse estilo de foto.


 


7- Levar adereços como balões, placas de nomes e afins?


A dica geral é, se isso é relevante e importante para você, leve! Cuidado apenas para as coisas que podem não ser atemporais, ou seja, que hoje é moda, amanhã pode não ser.

Evidentemente que se aquela plaquinha com o nome do baby que você comprou, ou aquele sapatinho que a vovó presenteou são significativas para você, não abra a mão de levar, afinal é a história sendo montada e eternizada. 

Uma boa iniciativa sua é fazer uma pesquisa com esses adereços, ai você leva até o fotógrafo já determinada ideia para fazer a foto que você quer.

Apenas observe que alguns itens podem chamar mais atenção que os modelos, então, não exagere, seja criteriosa e leve aquilo que é realmente especial para você.



8- Horário / Clima / Tempo


Quer fazer fotos ao nascer do sol? Prepare -se para acordar muito cedo! São fotos lindas, impactantes, mas são extremamente rápidas e qualquer atraso pode ser que não tenha aquela foto tão desejada! 

Combine com antecedência com os profissionais envolvidos, como make cabelo e fotógrafo, sem esquecer de levar em consideração os contratempos para chegar ao local do nascer do sol.

Um outro cuidado é quanto clima, e é por isso que quanto antes fizer o ensaio, é melhor, pois muitas vezes a previsão muda e pode ser decepcionante deixar tudo para a última hora e no dia do ensaio, estar marcando chuva! Antecipe -se!

Normalmente os fotógrafos levam em consideração ao menos um dia antes do ensaio para determinar se haverá ou não as fotos.

Há alguns horários que são aconselhados para fazer as fotos, que são chamadas as horas de ouro, que são ao amanhecer, que vão depender da estação e região e ao entardecer, onde a luz não cria sombras duras e não tão marcadas nos modelos.




9- Não sou modelo, o que fazer?


Relaxe! Essa é a nossa máxima! Afinal, apesar de serem momentos decisivos, é a hora de curtir o momento, curtir a gestação e pensar em coisas boas.

Certamente o fotógrafo irá lhe fotografar ao seu melhor angulo e deixar a sua gestação ainda mais valorizada e vais se sentir linda.

O momento é de carinho e ternura, com aquele beijo, carinho na barriga e contemplação com esse momento tão mágico.

Caso nunca tenha posado para algum fotógrafo, não se preocupe, ele tem pequenas dicas onde pequenos detalhes fazem toda a diferença.



10- Dicas extras


a) no dia do ensaio cuidado para não usar na noite anterior roupas que marcam, isso pode dificultar na edição;

b) caso consiga "emparelhar " a cor da make com a da barriga, legal, caso não, não se preocupe, a edição resolve;

c) cuidado com a alimentação, seja ela antes do ensaio ou até mesmo no dia, hidrate -se, alimente -se normalmente, mas evite comidas muito pesadas antes do ensaio;

d) caso tenha alguma observação médica, relate ao fotógrafo, se for o caso, remarque o ensaio;

e) converse previamente com o fotógrafo quanto aos seus anseios e dúvidas, isso pode ser decisivo quanto as fotos no dia;



Curtiu essas dicas? Bora marcar o seu ensaio! Clique na imagem abaixo e fale diretamente conosco!


Créditos Cristian Perroni e Vitória Lisboa