Imagem capa - 10 DICAS PARA ECONOMIZAR NA SUA FESTA! por Cristian Perroni
Dicas

10 DICAS PARA ECONOMIZAR NA SUA FESTA!

Dicas para economizar na sua festa!

Quando vamos organizar uma festa, seja ela um aniversário infantil, um 15 anos, casamento ou uma formatura evidentemente cada um com sua proporcionalidade, sempre imaginamos gastar X e gastamos Y.

Entretanto existe algumas coisas que podem ser feitas para que consiga fazer com que esse “ Y” nos gastos, seja uma economia sem perder a qualidade da sua festa. Lembre –se, nem sempre o mais barato é o melhor e o inverso é verdadeiro, ou seja, nem sempre o mais caro é o melhor.

Separamos algumas dicas para você que esta montando e começando a planejar o seu evento, e aqui já começamos com as dicas, PLANEJAMENTO, pois com tempo e muita pesquisa, você consegue boas opções e principalmente ECONOMIZAR.



01 – PLANEJAMENTO – como dissemos acima, o planejamento é a base de todo o evento, não deixe para última hora, comece a planejar com cerca de 01 ano de antecedência para casos de 15 anos, casamentos e perto de 06 meses para aniversários infantis e formaturas. Essa é uma boa hora de contatar salões, espaço de festas por exemplo. Com tempo você pode avaliar melhor os fornecedores e fazer boas cotações e quem sabe conseguir descontos e também a questão de agendar com aquele profissional de sua escolha, afinal, quanto mais se aproxima do dia do evento, as agendas vão lotando.


2 – LISTA DE CONVIDADOS – aqui está um ponto importante na sua festa, afinal com esse número que vai se estabelecer gastos com alimentação e bebida e também ao local para abrigar o número selecionado. Então seja criterioso e taxativo na sua escolha, quando for para um convidado específico da família, deixe claro no convite ou na forma que o convidar. Uma outra dica que já demos aqui no blog é quanto a confirmação dos presentes, caso pense que é indelicado ou tens vergonha de fazer, contrate uma pessoa, como uma cerimonialista , por exemplo. Essa cerimonialista vai fazer com que você tenha uma lista mais precisa do seus convidados, e isso fará você negociar com o buffet ou doces e salgados, um número x de itens, evitando gastos desnecessários ou desperdícios.



3- PESQUISE PREÇOS MAS TAMBÉM VEJA QUALIDADE – Uma boa dica é pesquisar, hoje a maioria das empresas tem um contato digital, como site páginas em redes sociais ou espaços que possa recebe –lo para uma conversa. Faça cotações, correlacione preços para pagamentos a vista e parcelado. Mas lembre –se, nem sempre o mais barato é o melhor. Veja se aquilo lhe atende as reais necessidades do seu evento e principalmente veja referências de trabalhos anteriores.

Pesquise entre amigos, quem sabe aquela conhecida que contratou fotógrafo x ou tal fornecedor, ele poderá lhe informar pequenos detalhes, já que ele ou ela trabalharam na festa da sua conhecida, nesse exemplo.


4- COMPRE NA INTERNET – Com o avanço das vendas online, está ai uma maneira de economizar naquela lembrancinha, ou naquele detalhe ou arranjo que você esta procurando, ou quem sabe com uma parte dele e o restante você mesmo faz! Tome cuidado com as referências também, pois as lojas online também tem suas reputações e observe bem os prazos de entrega.

Tenha muito cuidado com as datas, aquele vestido que você fez uma cotação envolvendo medidas que são diferentes aqui no Brasil, podem não ser as mesmas.

Veja isso com muita antecedência, principalmente encomendas internacionais, tendem a demorar mais que o previsto e as vezes sofrer taxações alfandegárias. 



5- GASTE “MAIS” COM O QUE É MAIS IMPORTANTE – Nem sempre gastar mais é necessariamente mais dinheiro em espécie, mas quando falamos “mais” é ter cuidado e critério com o que é mais importante. Entre um destes itens está o registro da sua festa, como fotógrafo e cinegrafista.

Existem muitos profissionais no mercado, em ambas as funções, busque referências, converse com estes profissionais pessoalmente, acompanhe o seu trabalho de perto pois estes serão responsáveis por eternizar os melhores momentos da sua festa.

Lembre -se que cada detalhe é importante, mas valorize aquilo que é extremamente relevante para você e que certamente as pessoas vão valorizar também.

Por exemplo um lindo banner na entrada da festa, é lindo, é impactante, mas pense, onde vais colocar o mesmo depois da festa? Quem sabe um quadro grande pode ser mais útil do que o banner gigantesco, mas nada impede você, se isso é relevante, faça -o e depois deixe-o de canto mesmo.


6- ITENS EXTRAS – quando falamos em itens extras, existem muitas opções, vamos falar em festas infantis, por exemplo brinquedos e infláveis ou atividades recreativas. Nas festas infantis é uma boa oportunidade de entreter as crianças e porque não os adultos, contratando um animador, é super legal ver as crianças brincando com brincadeiras antigas e quem sabe os adultos também.

Essa parte pode ser bem legal, afinal, opções não faltam de entretenimento, e pode ser a chance de surpreender seus convidados, e opções tem muitas no mercado, mágicos, cabines ou totens fotográficos, artistas circenses, tequileiros, enfim, busque escolher aquilo que você acredita que combine mais com você e sua festa e consequentemente irá agradar aos seus convidados.



7- BUFFET PARA ADULTOS E LANCHE PARA OS MAIS NOVOS– Pode parecer estranho, mas alguns pais de debutantes estão optando por terem duas entradas, ou seja, os adultos e familiares mais importantes, entram primeiro, onde há todo o cerimonial de chegada da debutante, valsa, fotos e buffet. Posteriormente há uma nova “entrada” desta vez aos jovens e os mesmos participam apenas da balada, dispensando o buffet, que já foi retirado. E para saciar a fome da galerinha, é servido entre doces e salgados, ou creps e bebidas, fazendo com que se economize no buffet.

Tenha em mente que a comida é super importante para a sua festa, e algumas dicas vão desde prestar bastante atenção ao cardápio, que esteja combinando com a estação, com o estilo da festa.

Preste atenção também em itens que sejam restritivos à alguns convidados, isso pode facilitar e agradar aquela pessoa convidada, pois você se preocupou com ela.


8- DECORAÇÃO E FLORES: Para quem vai casar, esse é um item importante, afinal decoração com flores, deixa tudo ainda mais belo e perfumado, e uma boa sugestão é utilizar flores da estação, e se casar perto de datas comemorativas como dia das mães ou dia dos namorados, pesquise ainda mais os preços, pois há uma tendência a estar ainda mais caros.

Caso opte em comprar alguns artigos para a sua decoração, pense em ir em datas após as datas festivas pois as lojas fazem liquidações e pode conseguir preços ainda melhores.


9- COMEMORE JUNTO – já pensou em fazer uma festinha dos seus filhos juntos? Ai tá uma boa ideia para economizar, afinal, muitas vezes os convidados são os mesmos, facilitando tudo para você, um convite só, um dia só, e quem sabe, mais de um presente.

E uma boa ideia é para formaturas, pois formandos de uma mesma cidade podem celebrar sua conquista no mesmo local, economizando em alguns itens que vão desde o salão e a decoração.

Não esqueça de combinar entre os anfitriões o estilo da festa, pois a decoração não pode ser diferente uma da outra. 

Veja também se o salão comporta o número de convidados de ambas. 


10 – MÚSICA PARA AGITAR – Afinal a noite é para comemorar e dançar muito, nessa hora vale negociar com um DJ e escolher muito bem as músicas, e quem sabe uma banda com seu repertório deixando ainda mais animado. Para quem vai fazer uma festa infantil, pense em selecionar antecipadamente músicas de acordo com a idade do pessoal, e lembre –se as músicas devem atender a todos os gostos.


Quer outras dicas? Ou quem sabe um orçamento? Vem falar com a gente!

whatsapp 51-9.92-519187